Powered By Blogger

sábado, 16 de abril de 2011

Os 4 sentidos!

Essa semana aconteceu uma coisa muito legal, fiz um roteiro de um documentário de 8 minutos para uma instituição pioneira em tratamento de visão subnormal e cegueira em Alagoas. Um mundo que eu particularmente não conhecia, apesar de claro, já ter tido contato com alguns deficientes visuais, mas dessa vez tive que aprender sobre o assunto, e como também estou na produção, cair em campo e participar um pouco da vida dessas pessoas.
Perder a visão ao longo da vida ou nunca ter visto uma luz desde que nasceu, tem sem dúvida uma grande diferença, no segundo caso a pessoa precisa imaginar o mundo e tentar entender pra onde ir e o que fazer! E nos 2 casos, eles vão ter que brigar a vida inteira contra o preconceito e principalmente pelo direito de participar da vida. Finalizo o roteiro dizendo que apesar do mundo não estar preparado para os deficientes visuais, eles certamente estão preparados para o mundo.
Ontem gravamos com o Maurinho, 28 anos ele está perdendo a visão gradativamente e já está quase cego,  a noite não enxerga mais nada, mas deu uma lição de vida pra nós, ele trabalha vendendo doce, e juntou dinheiro suficiente para construir sua casa, estuda a noite e vai e volta de ônibus , é simpático e bem humorado e está a procura de uma namorada, ou seja, uma pessoa completamente normal! Ele precisou de muita força pra atravessar  os muitos obstáculos, assim como nós!
O que eles tem de diferente mesmo é a capacidade de desenvolver os outros 4 sentidos, percebendo coisas que nós não conseguiremos nunca pelo simples fato de enxergarmos...

Um comentário:

  1. Interessante a história desse rapaz, o Maurinho. Curioso para ver o resultado final do seu trabalho como roteirista... Desde sempre seu fã!

    ResponderExcluir