Powered By Blogger

domingo, 23 de janeiro de 2011

MÃE É MÃE

Bem, acho que já disse pra vcs que adoro escrever, e inclusive eu nem sabia que sabia escrever até que uma amiga falou que eu deveria colocar no papel as minhas histórias, e a partir desse dia não parei mais.
Tenho peça de teatro, curtas, programas infantis, programa de humor,personagens de humor, e o prazer que eu tenho em escrever é tão grande que mesmo que ninguém nunca leia, ainda assim, fico feliz!
Mas hj resolvi compartilhar uma de minhas personagens, a MÃE! Baseado em fatos reais ou não, acho que a maioria de vcs vai se reconhecer e se por acaso vc se divertir lendo, pra mim, já valeu!!

                                                            MÃE É MÃE
                                      (atriz entra no palco olhando pra platéia, procurando alguém)   
            - Meu filho não ta ai no meio não né?  Então vou me apresentar: - Boa noite a todos, eu sou a mãe! Joana? Não e sim, afinal de contas, todas as mães são iguais!
 Mas afinal, você já se perguntou o que significa realmente ser mãe?
Ser mãe é a arte de repetir e repetir e repetir milhares e milhares de vezes as mesmas coisas e ainda se manter calma e tranqüila. Pelo menos até o meio dia!
E a gente começa o dia assim: bom dia filhinho, amorzinho de mamãe (cara de apaixonada)
Meio dia a gente já tá, come se não eu vou faze você engolir tudo de uma vez só (tensa)
E a noite então? Vai dormir sua peste se não te mato! (completamente neurótica)
                                                        (interagindo com a platéia)
 Você por exemplo já se perguntou quantas vezes já mandou seu filho tomar banho ou escovar os dentes?
E mandou ele estudar para não virar presidente?
Mas na real ninguém se preocupa com as mães, porque se preocupar com a mãe, o eletrodoméstico mais eficiente do mercado? Faz tudo e nunca quebra, nunca dá defeito!
Afinal é ela que passa 9 meses carregando o peso, 1 ano amamentando,e por falar nisso, é lindo amamentar, horrível é o estado que o peito fica! A criança puxa, meche, morde, e você ainda fica vazando leite quando ele ta com fome! É um sofrimento!
E olha que tem as que conseguem sofrer ainda mais! Que são justamente aquelas que deram pra o cara errado, na hora errada e no lugar errado.
E por acaso eu me incluo nessa categoria, sim porque a minha opinião é que o seu destino começa a ser traçado a partir do buraco que você tenha saído, e é claro, de quem sua mãe tenha deixado entrar, mas mesmo assim a culpa não é só da mãe! Definitivamente não é!
Inclusive eu gostaria de deixar bem claro que Freud é um filho de uma puta, que estudou a vida toda pra dizer que a culpa é sempre da mãe! A coitada que já começa se fudendo! São 9 meses vomitando, passando mau e sonhando com o seu bebezinho, e ficando cada dia mais besta.
 Eu mesma comprei a coleção toda de” Qual o melhor nome para o seu bebê” em 27 fascículos, um para cada letra do alfabeto e mais o livro bônus! E acaba colocando o nome do avô do seu marido de tanto ele te atormentar.
 Meu filho se chama Asdrubal, coitado! Pra amenizar tem o Neto no final, pelo menos isso. Há um tempo atrás, ele me perguntou se eu tinha concordado com o nome porque estava com depressão pós parto?
Sem contar que gravidez é um período que você fica mais parecida com outro mamífero muito conhecido e inclusive está até em extinção! A baleia! Você incha,fica gorda, aparece estria até na sola do pé, celulite no joelho, morre de calor, fica com a pressão alta, vontade de chorar toda hora. Sintomas que o pai do seu filhinho tão esperado não tem a menor idéia do que seja.
 E ainda tem coragem de reclamar de ter que comprar jabuticaba fora de época pra você! Que diga se de passagem é o mínimo!
 Afinal de contas tinha uma amiga sua que queria sorvete sabor sabonete dove, e o pior é que o marido dela colocou o sabonete no congelador e depois deu p bichinha chupar! Fala sério!
E depois de longos nove meses, chega finalmente a grande hora! Aquelas dores insuportáveis, aquela dúvida e se ele for grande e o parto for normal, nunca mais serei a mesma? Ou então aproveito e faço uma cesárea e fico 30 dias andando torta e rezando pra os pontos não infeccionarem?
Ok, tudo certo! Você finalmente conseguiu! Parabéns mãezinha, você teve a dilatação e seu parto vai ser normal, que bom!Bom? Bom pra quem?
Aliás, eu tenho certeza que esse nome foi dado por um homem, porque sinceramente eu não achei nada normal! Meu filho nasceu de quatro quilos! Eu pari um touro! Mas isso não é tudo não! A partir desse momento você deixa de ser uma barriga e vira um peito, aliás, um não dois! Você começa a ser sugada de tal forma que vai murchando.
 Não pode ficar a mais de 300 metros de distância do seu bebê porque seu peito infelizmente não se separa de você pra nada, e a partir desse momento você passa também a não dormir! Nunca mais!
 Seu sono tranquilo, foi embora junto com o líquido aminiótico que estava dentro do seu ventre e prepare-se porque esse nunca mais voltará!
 Seu corpo também nunca mais será o mesmo, mas ainda existe a possibilidade de você ter dado pro cara certo e rolar umas lipos,o que até ajuda, mas não resolve e  mesmo assim cara amiga, mesmo que você tenha dado pro cara certo, tudo que der errado  ainda será sua culpa! E porque a culpa nunca é do marido?
Elementar cara colega e mãe! Porque o marido nunca estava em casa! Ou estava trabalhando ou enchendo a cara com os amigos ou com a amante, na verdade ele sempre esteve muito ocupado e nunca estava com vocês, por tanto a culpa não poderia ser dele!
E o tempo vai passando,seu casamento acaba, seu filhinho vai crescendo e junto com ele os problemas.
Até chegar o dia que ele começa achar que você não sabe de nada. E é nesse dia que você se dá conta que seu filho é um adolescente!
 As notas vermelhas vão chegando, as suspensões no colégio vão chegando...
 Aliás as escolas são bem taxativas: teremos reunião de pais! Pais, você ouviram? Alguma vez chegou bilhetinho dizendo: reunião de mães amanhã às 15 horas? Não né?
 Mas como sempre o pai não pode ir, e você? Que lógico também trabalha que nem uma condenada até porque você não deu pro cara certo, se separou e não tem nenhuma pensão alimentícia,e além disso seu ex marido é um mala  e como você não agüentava mais  ele te enchendo o saco, acabou abrindo mão da pensão pra não ter mais que passar raiva e preferiu assumir tudo sozinha, aliás por nossos filhos somos capazes de tudo!
 Você falta ao trabalho,vai na porra da reunião pra ouvir pela milésima vez que seu filho é o pior aluno, que não faz nada direito, que brinca o tempo todo e que acha que recreio foi feito para lutar com os colegas.
E você com aquela cara de meu Deus não sei mais o que fazer? E morre de vergonha, mas está lá! Porque afinal de contas é o seu filho!
Filho da puta isso sim! Porque filho da puta hoje em dia não é o filho de uma profissional do sexo não! Até porque eu tenho certeza de que assim como eu, você deu de graça quando engravidou do seu e que com o passar dos anos aprendeu a duras penas,que o barato sai caro!
Mas voltando ao assunto, a porra do moleque não precisa fazer nada, não precisa trabalhar, não precisa cozinhar, não precisa cuidar da casa, não precisa cuidar de nada só precisa estudar e nem isso o infeliz faz, a única obrigação que ele tem na vida é sentar a bunda naquela carteira e prestar atenção na porra da professora e tirar nota boa, mas não, pra ele o professor não sabe ensinar direito, e conseqüentemente pra o professor é a mãe que não soube educar direito. E a responsabilidade do adolescente onde fica?
Fica naquela frase idiota: Adolescente é assim mesmo, depois passa...
E quanto a nós mães? Olha como o tempo passa pra gente:
Quando pequeno é filhotinho, quando cresce é animal!
Quando pequeno é príncipe, quando cresce é o cavalo!
Quando pequeno é o mais esperto de todos, quando cresce é o mais burro!
Quando pequeno só anda com gatinha, quando cresce só sai com piranha!
Quando pequeno é: come a comidinha que a mamãe fez p você! Ai cresce e é: Porra ,vai comer tudo e não vai deixar nada pra mim?
Fora as frases clássicas que todas temos que falar pra poder validar a maternidade, tais como:
Um dia você vai crescer e ai você vai ver como é bom, quando você tiver os seus filhos é que vai dar valor na sua mãe e falar: Coitada da minha mãe, sempre fez tudo pra mim e eu nunca dei valor, mas ai, eu já vou estar morta e não vai adiantar nada se arrepender.
Mas deixando de lado as chantagens emocionais maternas clássicas e voltando pra terrível frase!  É só uma fase e depois passa...
Passa porra nenhuma, o que começa a passar são as meninas pela sua cama, enquanto você passa o dia trabalhando, e é claro, nesse momento você virou sogra e automaticamente a megera, a bruxa!E a partir desse momento são dois que te odeiam dentro da sua própria casa!
 E quanto a você?
Você vira aquela pessoa que não quer que o filho seja feliz! Já pensou?
Se bem que tem algumas vantagens, por exemplo,você nunca mais terá que lavar a louça de domingo !Terá sempre uma Marcinha, Claudinha, Aninha, Lucinha,coisinha que fará questão de te ajudar só pra poder falar mais mal de você durante a semana. Ah e vão falar mal de você no seu telefone, ou seja, você vai ser a ruim e ainda vai pagar a conta!
E seu filhinho?
 A essas alturas está conspirando a saída de casa, mas ele não trabalha! Vai viver de que? De sexo?
Só que nesse momento ele acha que qualquer coisa é melhor que morar com você, mesmo depois de você ter sido super legal e ter deixado ele fumar maconha no quarto pra não correr o risco de ser pego pela policia , apanhar e ser preso.
 Mesmo assim você ainda continua com o título de pior mãe 2009!
E ele já começa a querer antecipar a herança e levar alguns itens que são seus, para a nova casa dele, onde ele jura que será mil vezes melhor que estar com você.
 Afinal de contas, há essa altura ter casa limpa, roupa lavada ,comidinha pronta só pra esquentar no microondas, já era!
O legal agora é se fuder num quarto e sala, sem geladeira, descobrindo todos os sabores que o miojo tem. Almofadão no chão e a Aninha, ou Marcinha isso não importa mesmo!
 Até porque podem ter certeza que se você quiser ajudar, eles não vão querer de jeito nenhum e se você não ajudar, eles vão falar a vida toda!
Então vocês podem ver que a única coisa que não vai mudar é o culpado, ou seja, você!
 Mas mesmo assim, você pega 4 pratos, 4 copos, 2 panelas, a Marcinha não sabe cozinhar mesmo...  junta umas toalhas de rostos, de banho, uma mesinha de plástico branca com 4 cadeiras, a tv de 14 polegadas e o colchão de casal que era da sua cama, mas você tinha mesmo que comprar um novo mesmo e junto com o colchão entrega a eles 12 cartelas de anticoncepcional.
Mas descobre depois que a Marcinha não toma pílula porque diz que não faz bem!
E ainda descola um frete com um chegado seu pra fazer a mudança do seu pimpolho por um precinho camarada, afinal de contas é você que irá pagar mesmo.
Mas e a família da Marcinha? Eles não ajudam em nada? Nesse momento você descobre que a família dela mora em um sitio em Rondônia, e nem celular pega, mas ela jurou que mandou uma carta avisando.
Mas isso não é tudo! Você como boa mãe que sempre foi, vai fazer uma faxina no novo ninho de amor de seu filhote, que mais parece um chiqueiro. O banheiro, por exemplo, precisou ficar duas horas de molho na água sanitária para descobrir qual era a cor do piso, mas mesmo assim eles estão felizes! E você?
 Bem, depois disso, ainda vai ao supermercado mais próximo e faz a primeira compra do casal, todos os sabores do miojo,e compra molho pronto, lasanha pronta, pizza pronta,feijão pronto e  tudo pra não dar trabalho para sua norinha e para o seu filhinho, que diga se de passagem não sabem fritar um ovo. E ajuda a guardar tudo bem rápido pra deixar os pombinhos a sós, afinal de contas, ninguém quer uma mãe e muito menos uma sogra ao lado no primeiro dia de casa nova.
E então você volta então pra sua casa,vai direto pra geladeira, pega o seu champanhe de um milhão de dólares, guardado para uma ocasião especial, senta no seu velho e bom sofá  e cai na real!
 Agora o problema não é mais seu! A Marcinha que se foda! Agora ela que agüente! Liberdade!
 E durante o primeiro mês, você fica até meio sem ter o que fazer, a casa está sempre limpa,a conta de luz caiu pela metade, ninguém mais meche na sua carteira pra ver se tem trocado,nem pede seu carro emprestado, ninguém te pede pra procurar nada e seu dinheiro sobra pela primeira vez na sua vida!
 Inclusive você está até planejando uma viagem pra Europa, a viagem dos seus sonhos!
Finalmente vai poder fazer o que sempre quis, depois de 20 anos vai voltar a ser você e não a mãe de alguém...
Mas quarenta dias depois de você ter conseguido sua carta de alforria, ainda em lua de mel com você mesma,o telefone toca, você fica apreensiva, é o Neto e a cobrar! Aconteceu alguma merda, porque filho depois que cresce,só liga pra mãe quando acontece uma merda!
 Ai vem aquela musiquinha  insuportável, momentos de apreensão,após o sinal diga seu nome...oi filho!  O que aconteceu? E foi ai que ele me perguntou se eu estava sentada?
(nesse momento eu já estava quase histérica) Porra fala logo o que aconteceu? Ta me deixando nervosa!
 E sabem o que ele me disse? Você vai ser vovó! E nem reclame que a culpa é sua!
Como assim? Avó? Culpa? Minha? Você está louco?
 E achando pouco o susto ele ainda completou: Bem que a Marcinha disse que esse anticoncepcional que você comprou era fraco e não fez efeito pra ela!
E eu? Eu tive um ataque histérico, lógico! Já sai berrando.
Seus irresponsáveis, como é que vocês vão cuidar de uma criança se não conseguem nem cuidar de vocês? Dois fudidos, desempregados, e agora?
E ele com a cara mais lisa do mundo mandou na lata:
 Agora você pode dar uma forcinha pra gente né? Mãe é mãe!
Agora né lembra que tem mãe?Pra dar uma forcinha?  Você tá louco!  Agora que minha vida tava indo tão bem, que eu estou tão feliz!  Puta que pariu!
Eu tava tão chocada que desliguei o telefone na cara dele, puta da vida!
 Mas ai a raiva foi passando, eu fui pensando melhor e me dei conta de que essa casa anda mesmo muito vazia, sem vida, até que um bebezinho iria alegrar! Meu Deus eu vou ter um neto, bem que poderia ser uma netinha, sempre quis ter uma filhinha!
E resolvi então ligar para o meu filho.
Filho amor,desculpe o chilique da mamãe viu? Foi só um surto passageiro!Eu to te ligando pra falar que eu estou sim feliz por vocês e que vou fazer o que eu puder pelo bebê viu amor? Eu quero inclusive que vocês venham morar aqui com a mamãe pra eu ajudar vocês a cuidar do bebê!
 Mas sabem o que ele teve a audácia de responder?
Você ta viajando mãe?
 A gente não quer que você cuide do bebê! Avó sempre estraga a criança!
Como é? O que eu fiz? Eu fui super compreensiva.
E disse pra ele então vá se fuder,seu filho da puta! E desliguei o telefone na cara dele!  
                                        
                                 (e vai saindo do palco indignada, reclamando)

Adriana Manolio




2 comentários:

  1. cacete!!! isso não é um texto! é uma pérola! um achado feliz! que coisa bela e inteligente. fiquei super satisfeito de conhecer seu trabalho. quando tiver mais tempo quero ler mais os seus textos. parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Menina, você está se perdendo aqui nessa terrinha dos Marechais!
    Realmente você está precisando de um palco, conte comigo, parabéns!

    ResponderExcluir